sábado, 23 de maio de 2015

Informação é poder #2

Há muitos mitos e contra-informação sobre qual deve ser a base da nossa alimentação. Mas felizmente acho que cada vez mais caminhamos para o consenso daquilo que é saudável e nos faz falta. Esta nova pirâmide dos alimentos não só põe a fruta, legumes e vegetais na base, como prefere cereais à proteína "tradicional" (carne / peixe), e inclui alimentos como a quinoa, o tofu ou o leite de soja; para além disso, reduz a necessidade dos lacticínios, alerta para o perigo do sal e retira os açúcares adicionados por completo.

Pensem nisto.


E agora pensem na publicidade com que somos bombardeados diariamente, desde a sugestão para a alimentação infantil (bolos, bolachas, papas, sumos - tudo porcarias cheias de açúcares e sem valor nutritivo nenhum), aos "lanches saudáveis" e aos cereais linha (já repararam que em muitos deles cerca de 20% é açúcar?), aos iogurtes que "emagrecem"... É raríssima a publicidade a alimentos verdadeiramente bons e nutricionais. Mas a informação está disponível, e as escolhas dependem de nós.

E quando me dizem que comer bem sai caro... É mais um mito. No outro dia comprei 3 peças de fruta (1 pêssego e 2 maçãs reineta) por 35 cêntimos. Quanto custa um bolo?

O que custa muito é mudar a mentalidade - a nossa e a social. Mas acredito que lá chegaremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário