domingo, 1 de novembro de 2015

Croquetes de seitan e tofu

Inspirada pelas compras no Brio e pelo workshop de comida vegetariana, experimentei fazer os meus primeiros croquetes - e de seitan! E que bons que ficaram!
Na hora de fazer os rolos dos croquetes propriamente ditos,  a preguiça e o cansaço falaram mais alto e optei por usar a técnica dos pastéis de bacalhau - também foi uma estreia, mas não correu mal!

Quando estava a fazer os croquetes, às tantas não tinha mais espaço no tabuleiro do forno... Então,  para aproveitar o resto da massa, lembrei-me de fazer uns ovos mexidos com "farinheira". Disso não tirei foto, mas garanto-vos que de aspecto estava muito parecido ao "original", e que de sabor também não ficou nada atrás! :-)


A receita:
1 embalagem de seitan (~500 gr)
1 enchido de tofu
1 tijela de leite de soja
3 fatias de pão
1 cebola
1 dente de alho
1 pimento vermelho
Azeite
Molho de soja
Louro
Tomilho
Pimenta e noz moscada
Levedura de cerveja e farinha de centeio integral (a olho... , não faziam parte da receita original...)
2 ovos (que usei para "cobrir" os croquetes,  e a que depois juntei claras e orégãos para fazer os tais ovos mexidos com o resto do preparado.

Usei a bimby, mas todos os passos dão para fazer "à mão" e com outro processador de comida.

Comecei por triturar o seitan e o enchido (até ficar com consistência de "carne picada"), e reservei.
Entretanto,  pus as fatias de pão de molho no leite, para amolecerem e absorverem o líquido.
Enquanto fazia o refogado, esmigalhei o pão já amolecido no preparado de seitan/enchido de tofu, e depois juntei o leite, e juntei tudo ao refogado.
De seguida adicionei os restantes temperos; foi aí que me apercebi , que a massa tinha ficado mais líquida do que eu queria (por causa do leite que juntei), e foi quando lhe juntei a levedura e o centeio. Deixei cozinhar um bocadinho para apurar, et voilà!

Depois formei os rolinhos (ajudei com o ovo mas não envolvi em farinha) e levar a forno médio durante uns 20, 25 minutos (aqui vai mesmo depender do forno,  pode ser mais ou menos tempo, têm que ir verificando se os croquetes já estão cozinhados).

Ficaram mesmo muito saborosos!
Acho que o primeiro truque deste tipo de comida é cozinhar como se estivéssemos a cozinhar carne: os mesmos temperos,  os mesmos acompanhamentos,  as mesmas bases. Na verdade, por si só o seitan e o tofu não me parecem ter grande sabor, por isso a ideia é fazer com que eles absorvam os sabores dos ingredientes envolventes.

Deixo-vos a foto de alguns dos meus croquetes (aqui acompanhados de espinafres polvilhados com gomásio - também feito por mim!).
A repetir! :-)


Sem comentários:

Enviar um comentário